Conheça a história do Terço Gigante erguido há 27 anos nas palmeiras do Convento da Penha
18/04/2025
(Foto: Reprodução) Voluntários são responsáveis pela confecção do rosário de 20 metros de comprimento que virou tradição durante a celebração da Festa da Penha, que começa no domingo (20). Peça é erguida com a ajuda de roldanas e apoio de bombeiros. Terço Gigante é pendurado no Convento de Penha, no Espírito Santo, há 27 anos. Na foto, o terço de 2021.
TV Gazeta
O Terço Gigante que marca os dias de celebração da Festa da Penha - terceira maior festa mariana do Brasil - vai ser erguido neste sábado (19) pelo 27° ano consecutivo, no campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, na Grande Vitória. O momento é carregado de emoção já que o rosário é, atualmente, um dos símbolos mais reconhecidos do Espírito Santo.
Atualmente, a peça tem cerca de 20 metros de comprimento e 50 quilos. Também possui iluminação, o que permite uma melhor visualização à noite.
Para chegar até o momento em que o terço é pendurado nas duas palmeiras, de cerca de 25 metros de altura cada, o item passa pelas ideias e mãos de dezenas de voluntários, que trabalham na estrutura de ferro, iluminação, decoração, montagem e içamento da peça.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O médico e voluntário Osmar Sales, de 69 anos, é o idealizador do Terço Gigante e também quem coordena esse trabalho desde a primeira edição.
Terço Gigante é confeccionado por voluntários e pendurado no Convento de Penha, no Espírito Santo, há 27 anos. O médico Osmar aparece na foto de blusa branca e óculos.
TV Gazeta
Em 1998, o primeiro terço foi criado pelo médico Osmar a pedido de amigas que estavam à frente da Romaria das Mulheres. A ideia foi inspirada no grande terço da missa celebrada pelo Papa João Paulo II, no Rio de Janeiro, em 1997.
Inicialmente, o objetivo era suspender o terço com balões de gás hélio, mas o peso impediu a execução. "Colocaram um banner que pesou mais ainda. Uma sequência de fatos o fez não subir. O acaso levou àquilo. Os três primeiros terços eu fiz por pedidos. A partir do quatro, foi por conta própria", contou o médico.
Naquele ano, quando criou a primeira peça, as devotas carregaram o item durante a Romaria das Mulheres e, depois, por sugestão do Osmar e com a autorização de um frei, o rosário foi pendurado nas palmeiras do Convento. A partir daí, a prática se repetiu naturalmente.
Terço Gigante é pendurado no Convento de Penha, no Espírito Santo, há 27 anos. Na foto, o terço de 2017..
TV Gazeta
No quarto ano de instalação, um susto quase interrompeu a missão do voluntário, que chegou a ficar um ano sem participar da instalação do terço.
"Na hora de instalar, ele quase caiu. Ele era todo feito de ferro. Havia muitas crianças e adultos, mas ninguém embaixo da peça. Sumiu todo mundo, não feriu ninguém. Eu considero que foi um milagre de Nossa Senhora da Penha. Eu cheguei a achar que seria um sinal para não subir o terço mais alto. No quinto ano, eu praticamente não participei de nada, mas o bombeiro que me acompanha nessa trajetória garantiu que ele faria a instalação de maneira segura".
Meses depois, o médico conversou com Nossa Senhora sobre o assunto.
"Eu cheguei na varanda de casa, na Prainha, de onde dava para ver o Convento, e conversei com ela: 'Minha Santa Maria, a festa é sua, mas você não me falou se vai querer o terço ou não. Se quiser o terço, me manda um sinal'. E fui dormir. No outro dia acordei, fui para a Glória, arrumei o material e fiz o sexto terço sozinho em dois dias. [...] Agora, são 27 anos, é um projeto que já é um filho crescido. Eu continuo até o dia que Deus me levar", disse Osmar.
Terço gigante da Festa da Penha 2025 começa a ser preparado por fiéis e voluntários
Novidades em 2025
Em 2025, após sete anos com produções quase monocromáticas, Osmar optou por um terço multicolorido, sem distribuir as cores de forma fixa. A ideia vem do Terço Missionário, onde cada mistério representa um continente do mapa-múndi para onde a oração está sendo direcionada.
Serão 59 contas. A escolha das cores foi inspirada na logo do Jubileu de 2025, que traz as cores azul, verde, amarelo e vermelho. Para completar os cinco mistérios, foi adicionada a cor rosa em referência à Nossa Senhora das Alegrias, cujo manto é azul e rosa.
O médico ressaltou também a participação da esposa, a assistente social Maria Celia Brunelli, que assumiu a confecção e a parte artística, mobilizando voluntários para o corte das flores que vão enfeitar a peça, além da aplicação de parafina. Coube ao Osmar a parte mais estrutural.
"Para mim, esse trabalho representa a fé expressa em forma de arte. Quanto mais artístico você coloca, mais expressa a sua devoção e estimula as pessoas a voltarem a ter olhar para a Virgem Maria através do terço. A contemplação é a melhor forma de estar diante dos mistérios. [...] Quando ele já está pendurado, penso: 'ficou mais bonito do que eu imaginava'. É uma satisfação!", celebrou Osmar.
Confira galeria de foto com imagens do terço nos últimos dez anos:
Segurança na hora de pendurar o terço
Assim como confeccionar o terço virou uma missão de vida para o Osmar, pendurar e garantir que ele fique seguro para devotos e turistas contemplarem também é o propósito do bombeiro aposentado Alcemir Gonçalves de Carvalho, de 67 anos.
Alcemir é católico e devoto de Nossa Senhora da Penha. No primeiro ano em que o terço foi pendurado, ainda trabalhava na ativa e foi escalado para realizar a atividade. No segundo, sinalizou que gostaria de participar novamente. A partir do terceiro, avisou que faria sempre que possível.
"Tenho imenso prazer e honra de poder participar desse evento. Desde o primeiro ano, quando fui escalado, até hoje", contou.
Alcemir Gonçalves de Carvalho, de 67 anos, pendura o terço gigante do Convento da Penha há 27 anos. Na foto, o bombeiro aposentado está no alto da palmeira.
Arquivo pessoal
Desde 2009, Alcemir está aposentado da atividade de bombeiro, mas segue firme fazendo a instalação do terço gigante.
"É o momento que eu volto para fazer essa atividade. Eu me comprometi em vir aqui enquanto conseguir caminhar, Nossa Senhora da Penha me der forças, eu estarei aqui presente. Atualmente, três dos bombeiros da ativa também acompanham, para certificar que o serviço está correto".
E o trabalho é realmente um compromisso para Alcemir. Nos Sábados de Aleluia, não tem compromisso que o faça falhar nesse encontro no Convento da Penha.
"Eu deixo de fazer qualquer coisa, tem 27 anos que eu não assumo nenhum compromisso nessa época do ano. Há dois anos, em 2023, minha mãe faleceu na Sexta-Feira Santa, ela morava no Rio de Janeiro. O sepultamento dela seria no Sábado de Aleluia. Eu não fui, pedi para adiarem para o domingo, porque eu tenho um compromisso com Nossa Senhora".
Alcemir Gonçalves de Carvalho, de 67 anos, pendura o terço gigante do Convento da Penha há 27 anos. Na foto, o bombeiro aposentado está a direita, ajoelhado, com um chapéu branco nas mãos.
Arquivo pessoal
Para ele, nada além de gratidão e fé explicam essa devoção.
"É uma coisa que só Deus explica, pode ser o que for, mas no Sábado de Aleluia, até o meio-dia, eu não faço nada para ninguém, só para Nossa Senhora", completou.
Técnica para pendurar o terço inclui roldanas e protege as palmeiras
Segundo Alcemir, no começo, eles escalavam as palmeiras que existem no campinho do Convento da Penha para fixar e retirar o terço. Depois, houve uma preocupação de que isso poderia prejudicar as árvores.
"O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) passou a não permitir mais a subida, então tivemos que bolar um novo esquema, com as roldanas. Conversamos, eu e o Osmar, e eu expliquei o que poderia ser feito. Foi assim que bolamos essa possibilidade com as roldanas e uma corda de espera", explicou.
Terço Gigante é pendurado no Convento de Penha, no Espírito Santo, conta com sistema de roldanas para ser erguido.
TV Gazeta
Atualmente, as roldanas ficam fixas nas palmeiras, não são retiradas com o terço.
"As roldanas ficam fixadas lá em cima, não atrapalha a palmeira, tomamos os cuidados necessários, tem borrachas e quando a palmeira vai engrossando, a borracha vai cedendo. A cada cinco anos, os rolamentos e a borracha são trocados preventivamente", reforçou.
LEIA TAMBÉM:
Festa da Penha 2025: confira a programação completa das romarias
Padre Reginaldo Manzotti fará show de encerramento da Festa da Penha 2025 com entrada gratuita
Festa da Penha 2025: data e tema da celebração são divulgados; confira
Alcemir Gonçalves de Carvalho, de 67 anos, pendura o terço gigante do Convento da Penha há 27 anos. Atualmente, ele só sobe na base das palmeiras para acessar a corda de espera que liga às roldanas.
Arquivo pessoal
Nos primeiros anos, quando todos ainda estavam aprendendo qual seria a melhor forma de fazer a fixação, aconteceram dois sustos.
Em um deles, o terço chegou a se soltar em um dos lados, caiu parcialmente no chão, o mesmo episódio lembrado pelo médico Osmar. Mas, de acordo com o bombeiro aposentado, a técnica foi sendo aprimorada e a preocupação com a segurança é máxima.
"Eu fico apreensivo no dia da instalação e com o tempo que ele vai ficar lá, acompanho certinho, se precisar, saio de Viana em qualquer horário e vou lá checar, buscamos a segurança ao máximo. Mas, depois que termina, é só gratidão. Eu sinto leveza quando acabo de colocar o terço, de saber que conseguimos mais um ano de vida e participando".
O terço vai ser instalado neste sábado (19) e ainda não existe data definida para retirada. Tradicionalmente, fica até o final de maio porque é no último sábado do mês é celebrada a Missa do Terço dos Homens do Espírito Santo. No entanto, já houve vez de ficar até quatro meses pendurado.
Mais de 500 voluntários ajudam na Festa da Penha
Instalação do Terço da Festa da Penha 2025
Dia: 19/04, Sábado de Aleluia
Horário: 9h
Local: Campinho do Convento da Penha
Sobre a Festa da Penha 2025
Em 2025, a Festa da Penha chega a sua 455ª edição, com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”. Durante os nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, serão mais de 50 missas e 14 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis entre 20 e 28 de abril no maior evento religioso do estado e a terceira maior festa mariana do Brasil.
A 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la.
Nossa Senhora da Penha
Thiago Soares
Uma novidade é que, este ano, a Festa da Penha também terá celebrações à noite. Tradicionalmente realizado às 15h no Campinho do Convento, o Devocional ocorrerá também às 19h, permitindo a participação daqueles que não podem comparecer à tarde.
Confira a programação completa aqui.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo